Dia E mobiliza HU-Univasf com 62 atendimentos pelo SUS no Vale do São Francisco

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) realizou o “Dia E”, esforço concentrado que resultou em 62 atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram realizadas 20 cirurgias, sendo 15 de ortopedia e cinco de bucomaxilofacial, além de 42 exames, entre eles, 19 ultrassonografias e 23 ecocardiogramas.

A mobilização integra o programa “Ebserh em Ação” e ocorreu simultaneamente nos 45 hospitais universitários federais vinculados à estatal. Em todo o país, a iniciativa somou 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias, com a participação de mais de 2 mil profissionais, entre médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e demais trabalhadores da saúde.

O superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, destacou que a ação não se encerra neste momento e que, ao longo do ano, novos procedimentos, entre cirurgias e exames, continuarão a ser realizados, ampliando o acesso da população aos serviços e contribuindo para a melhoria da assistência aos usuários do SUS.

“O hospital contribuiu de forma eficiente para o sucesso dessa ação nacional. Realizamos cirurgias e exames de imagem, e faço um agradecimento especial às equipes administrativa e assistencial, que se empenharam para convocar os pacientes que aguardavam na lista de espera”, ressaltou o superintendente.

Entre os pacientes beneficiados, a vendedora Fabiana Bispo, de 33 anos, celebrou o atendimento. “Quebrei a clavícula em um acidente de moto, e estava há cinco dias aguardando pela cirurgia. Hoje, minha esperança foi renovada. Estava com muita expectativa por esse procedimento”, afirmou.

Guilherme Locio, cardiologista e responsável técnico pelo serviço de imagem do HU-Univasf, destaca o empenho da equipe. “Nosso serviço de residência em Cardiologia, junto com toda a equipe, abraçou essa ação, que contou com a realização de ultrassonografias gerais e vasculares. Estou muito feliz com o resultado e com o dever cumprido. Seguimos firmes, oferecendo assistência de qualidade à população”, finaliza.

Parceria

O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, tem nos permitido enfrentar o desafio histórico de acesso à atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.

(Foto:HU-Univasf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui