Deputados socialistas buscam recurso para interligação do Tocantins com o São Francisco

    apoio

    Após audiência pública da Comissão de Viação e Transportes para debater sobre o projeto de interligação do rio Tocantins com o São Francisco, de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), aprovado no final de setembro, depois de tramitar na Câmara por mais de 20 anos, Patriota, juntamente com os deputados socialistas João Fernando Coutinho (PSB/PE) e Danilo Forte (PSB/CE), participaram de uma audiência com o Ministro Ricardo Berzoini, em busca de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), para esse projeto.

    Segundo Gonzaga Patriota, a interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco, será a única solução para resolver o problema da seca no Nordeste. As novas águas aumentarão a vazão do rio São Francisco, cujos níveis estão baixos, em decorrência desse longo período de estiagem, ao ponto de deixar o Lago de Sobradinho, o maior do mundo, com apenas 5% da sua capacidade.

    Durante o encontro, Gonzaga Patriota destacou que a falta de chuvas entre 2010 e 2015, agravou o problema histórico de assoreamento e do uso desregulado do Velho Chico. “Os governos não olharam para esse rio por 500 anos”. Patriota já fala deste problema desde 1988, em seu livro: O Rio São Francisco está morrendo. Em 1995, Gonzaga Patriota apresentou o Projeto de Lei de interligação entre as duas bacias que, segundo ele, deve ganhar impulso agora, diante da crise hídrica no país.

    Os deputados João Fernando Coutinho e Danilo Fortes, também do PSB, derem total cobertura a Gonzaga Patriota nesta audiência com o Ministro Ricardo Berzoini, em busca de recursos no OGU, para o projeto dessa interligação de bacias hidrográficas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui