O Presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Sílvio Rodrigues esclareceu em entrevista ao blog, que todas as denúncias de casos suspeitos de negligência médica envolvendo o Hospital IMIP/Dom Malam estão sendo investigados pelo conselho regional, através de sindicância.
“Todas as denúncias estão sendo acatadas através de denúncias dos familiares, do Ministério Público e Polícia Civil e serão avaliadas pelo conselho, se a culpa do que está acontecendo é do profissional que atende o paciente ou se os casos envolvem outras hipóteses”, relatou o presidente do Cremepe.
O presidente reforçou ainda que toda as denúncias dos casos negligentes estão ocorrendo em sigilo e poderão ser divulgados os resultados a qualquer instante.
“As denúncias podem continuar sendo feitas pelos familiares, enquanto apuramos os casos. O Dom Malam terá fiscalização intensa em Agosto, já que a unidade é designada para atender pacientes com gravidez de alto risco, mas não comporta mais a demanda. Nós já solicitamos ao governo, que as demais maternidades estaduais e até municipais atendam esses pacientes para não sobrecarregar o IMIP, pois estamos cientes dos relados de partos que são induzidos de forma irregular. Nós estamos brigando pelo aumento do número de obstetras e pediatras na unidade. Seria necessário que as outras unidades do sertão atendessem as grávidas de baixo risco para o Dom Malam atender os casos mais graves”, concluiu Silvio Rodrigues, presidente do Cremepe.