Cortejo Afro marca o início da folia e celebra a cultura afro-brasileira em Petrolina

O Carnaval é tempo de celebrar a cultura, a diversidade e a alegria do povo brasileiro. Em Petrolina, a folia começou neste sábado (14) com um momento especial e cheio de significado: o desfile do Cortejo Afro, que levou para as ruas da cidade muita cor, espiritualidade e ancestralidade.

Mais do que um espetáculo visual, o Cortejo Afro reforça a importância da cultura afro-brasileira como base do Carnaval. São elementos de matriz africana que dão ritmo, estética e identidade à festa, valorizando tradições que atravessam gerações e fortalecem o respeito à diversidade.

Durante a apresentação, o coordenador do grupo, Antônio Matos, destacou a simbologia do cortejo. “É nesse momento que trazemos para a população nossa religião e cultura. Hoje trouxemos elementos de Oxum, senhora das águas doces, pedindo que ela banhe Petrolina neste Carnaval e que seja uma festa de paz, de tranquilidade, sem violência, sobretudo contra a mulher”, afirmou.

Quem acompanhou o desfile se encantou. A aposentada Maria José Portela, de 86 anos, trocou a folia de Recife para curtir o Carnaval em Petrolina. “Estou achando tudo muito lindo, fiquei encantada com o desfile do bloco afro, muita delicadeza, cultura e valor. Vim conhecer pela primeira vez o Carnaval aqui e estou encantada. Com certeza, voltarei outras vezes”, contou.

Assim, com fé, tradição e muita alegria, Petrolina deu início a mais um Carnaval que celebra suas raízes e convida todos a viverem dias de festa com respeito e união. As festividades continuam neste domingo (15), com atrações no Polo Pierrot, na Orla; no Colombina, da 21 de Setembro; é no Arlequim, no Multicultural Matingueiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui