Neste domingo (15) serão aplicadas as provas do concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). São 109 vagas de nível médio e superior para a área de apoio do Tribunal. Da oferta total de vagas, 60 são para técnicos de nível médio e 49 para analistas de nível superior (várias áreas) distribuídas em 15 polos de todo o Estado.
Serão aplicadas provas para todos os cargos no Recife, a capital do estado e nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Carpina, Limoeiro, Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Araripina e Petrolina.
A prova será realizada pela manhã para os candidatos que disputarão as vagas de Analista Judiciário e à tarde para os candidatos que farão a prova de Técnico Judiciário e Oficial de Justiça. Vale lembrar que o Tribunal nomeará muitos candidatos. Serão corrigidas as Provas Discursivas dos candidatos habilitados e melhores classificados nas Provas Objetivas, até a classificação correspondente a 100 vezes o número de vagas por cargo/função/polo, respeitados os candidatos empatados na última posição. O TJPE registrou mais de 179 mil inscrições.
Restando poucas horas para as provas, é importante que os candidatos se mantenham concentrados e utilizem o pouco tempo que resta para revisar tudo que foi estudado de uma maneira dinâmica. Seguem 10 dicas que ajudarão na concentração para fazer uma boa prova neste domingo:
Português – Esteja atento a três tópicos: morfologia, sintaxe e conjunções. Sobre o primeiro assunto: lembre-se de que os termos subordinados a um substantivo são o artigo, o adjetivo, o pronome e o numeral (além disso, há a relação de concordância nominal). É importante também ter em mente que o advérbio é invariável e que toda análise morfológica deve ser feita contextualmente. Sobre o segundo assunto: procure primeiro o sujeito (perguntando QUEM/O QUÊ e buscando a concordância verbal). Depois, busque o resto. Sobre o terceiro: analise a semântica das orações relacionadas pela conjunção. Fique com Deus! Um abraço!
Noções de Sustentabilidade – Instrumentos institucionais listados na Lei n. 12.187/2009 (PNMC) Os instrumentos institucionais para a atuação da Política Nacional de Mudança do Clima incluem: o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima; a Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima; o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima; a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais – Rede Clima; a Comissão de Coordenação das Atividades de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia.
Raciocínio Lógico – Nas questões em que temos elementos pertencentes a mais de um conjunto, é necessário aplicar diagramas, em que o “e” significa interseção e o “ou” indica união. O conectivo condicional não comuta, isto é, “Se A, então B” não é equivalente a “Se B, então A”. As duas principais equivalências que a IBFC exige são: “Se A, então B” é equivalente a “Se não B, então não A” e também “não A ou B”. A negação de “Se A, então B” é “A e não B”. Um argumento será válido se a verdade das premissas garantir a verdade da conclusão.
Redação Discursiva – Concentre-se em desenvolver o conteúdo de forma consistente e clara. Na dissertação, faça, no mínimo, quatro parágrafos (um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão). Deixe clara a sua tese na introdução, para orientar o leitor. Não use a primeira pessoa e procure estruturar cada parágrafo em, no mínimo, dois períodos. E lembre-se: a redação é a primeira prova a ser lida e a última a ser feita! Boa prova.
Direito Constitucional – Os remédios constitucionais são cinco: o habeas corpus cuida do direito de locomoção (ir, vir e permanecer); o habeas data cuida do direito de informação de caráter de pessoas; o mandado de segurança protege direito líquido e certo não amparado por HC ou HD; o mandado de injunção é para omissões legislativas; e a ação popular é para combater ato lesivo, podendo ser ajuizada por qualquer cidadão.
Direito Administrativo – Lembrar de que a reintegração é o reingresso do funcionário no serviço administrativo quando anulada sua demissão. A reintegração gera ressarcimento dos vencimentos relativos ao cargo. Reintegrado o funcionário, quem lhe houver ocupado o lugar será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, sem direito a qualquer indenização, ou ficará como excedente da lotação (Lei n. 8.826/1974).
Direito Penal – O agente de polícia infiltrado que praticar crime em decorrência da medida de investigação ficará isento de pena caso a situação demonstre que não era exigível conduta diversa.
Direito Civil – Conforme jurisprudência mais recente do STJ, o prazo de prescrição para a ação de indenização é de três anos, seja no caso de responsabilidade civil contratual, seja no caso da extracontratual.
Direito Processual Civil – A alienação da coisa ou do direito litigioso por ato entre vivos, a título particular, não altera a legitimidade das partes. O juiz só pode limitar, quanto ao número de pessoas, o litisconsórcio facultativo. O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo. MP, DP e Fazenda Pública gozam de prazo em dobro. As ações que tramitarem no procedimento sumário serão regidas pelo CPC/1973 até a sentença. A tutela antecipada e a tutela cautelar podem ser concedidas de forma incidental ou antecedente, mas a estabilização da decisão só ocorre na tutela antecipada antecedente.
Direito Processual Penal – A perempção, causa extintiva da punibilidade, somente se aplica à ação penal exclusivamente privada, nunca à ação penal privada subsidiária da pública. (Com Gran Concurso Online)