Começa mutirão de cirurgias ginecológicas em Petrolina (PE)

    0

    O Hospital Dom Malan em Petrolina, da rede estadual de saúde no Sertão de Pernambuco, começou neste sábado (18), o mutirão de cirurgias ginecológicas da unidade, como parte do Cuida PE, programa criado pelo Governo do Estado para diminuir as filas de cirurgias eletivas. São mulheres dos municípios da VII Gerência Regional de Saúde (GERES), que envolve Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

    Cerca de 260 pacientes estão na fila de espera da rede.

    A assistente social Pamela Lucena, de 35 anos, moradora do Portal da Cidade, também faz cirurgia neste sábado. “Eu fiz um exame preventivo e descobri uma lesão proveniente do HPV (papilomavírus humano). Comecei a fazer os exames em maio do ano passado, mas o diagnóstico foi fechado em novembro do ano passado e eu já tinha recebido encaminhamento da médica para fazer uma conização (tratamento das lesões precursoras do câncer de colo de útero). Eu fiquei aliviada quando me chamaram nesse mutirão, ” relatou Pâmela.

    Outras 7 mulheres estão nessa primeira lista de cirurgias deste sábado. A trabalhadora rural Joelma Souza, de 30 anos, tem um tumor em um dos ovários. ” Eu descobri uma mancha durante um exame preventivo e o tumor foi confirmado num ultrassom. Como eu já tinha os exames prontos quando foi chamada nesse mutirão, já estou aqui para a cirurgia de retirada do ovário.”

    Cirurgias

    O mutirão de cirurgias do Programa Cuida PE está realizando mais de 14 tipos de cirurgias ginecológicas a exemplo de: histerectomia, miomectomia, laqueadura tubária, oforectomia, ninfoplastia, correção de fístula, perineoplastia. “ O propósito é atender a fila de espera de Petrolina e de outros municípios. As secretarias de saúde dos municípios encaminham à GERES, a gente aqui no HDM Ismep recebe a lista e faz a triagem de crianças e mulheres. As cirurgias acontecerão aos finais de semana até maio do próximo ano para que a gente possa atender a demanda, ” explicou o coordenador do ambulatório do HDM Ismep, o médico ginecologista Eduardo Alves.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui