Já considerada sucesso na região, a Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Itamotinga, que este ano está em sua quinta edição, acontece de hoje (10) a domingo (12), na comunidade de Cacimba do Silva em Itamotinga. O evento inclui na sua programação exposição, comercialização e leilão de animais, ordenha higiênica, concursos e serviços voltados ao setor.
Segundo os organizadores, a feira tem mudado a realidade dos produtores em vários aspectos, desde a comercialização considerada gargalo da cadeia, ao melhoramento genético dos animais, o aumento da alta estima do produtor e a inserção dos jovens na atividade. “O distrito tem sua economia voltada para agricultura de subsistência e a criação de animal, e destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo. Acredito que a feira tem proporcionado avanços para os produtores da região, que a partir do evento buscaram se aperfeiçoar cada vez mais”, observou o supervisor da SEAPA e coordenador do evento, José Wilson Chaves, Chaveco.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho. “O nosso objetivo é proporcionar aos caprinovinocultores da região, especialmente do distrito de Itamotinga, oportunidades de negócios que englobe todo segmento comercial local, melhorando assim, a renda e a qualidade de vida desses trabalhadores”, afirmou o titular da SEAPA, Jorge Cerqueira.
Este ano, a organização da feira aguarda a participação de 50 expositores, com aproximadamente 300 animais entre caprinos e ovinos, com exemplares de vacas de leite – atividade que surge como mais uma alternativa de geração de renda em propriedades isoladas, porém com expectativa de crescimento. Estima-se um público de cerca de 3.000 pessoas durante os três dias de evento. Vale destacar que a feira também conta com o apoio do Banco do Nordeste, ADAB, Sebrae, UNIVASF, IRPAA, STRJ, COOAFJUR, UNEB, Policia Militar e Rádio Juazeiro.
Programação:
Sexta-Feira – 10/06/2016
16h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;
18h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;
19h – Abertura Oficial da Feira;
20h – Apresentação cultural (Reisado)
21h – Coquetel;
Sábado – 11/06/2016
08h – Abertura do parque para a chegada dos animais;
08h15 – Abertura do parque ao público para visitação;
08h30 – 1ª Ordenha do torneio leiteiro;
15 às 19h- Leilão de caprinos e ovinos;
17h30 – 2ª Ordenha do torneio leiteiro;
20h – Quadrilha junina;
21h às 00h- Atração musical.
Domingo – 12/06/2016
08h30 – 3ª Ordenha do torneio leiteiro;
09h – Seleção dos melhores reprodutores e matrizes (caprinos e ovinos)
10h – Premiação das categorias vencedoras;
12 – Encerramento.