Com a dispensa de visto para turistas brasileiros que querem visitar o Japão a partir do dia 30 de setembro, as buscas por destinos japoneses estão em franco crescimento. Em agosto, o Itamaraty anunciou que o documento deixaria de ser cobrado para os brasileiros entrarem no país e para os japoneses em visita ao Brasil.
Ao comparar o mês de agosto de 2023 com agosto de 2022, a procura por cidades japonesas quadruplicou na CVC. No primeiro semestre deste ano em comparação ao do ano passado, a demanda mais que dobrou na empresa, com um crescimento de 121%.
Na avaliação da CVC, esse boom de procura está diretamente relacionada a dispensa do visto para brasileiros anunciado no mês passado.
A Decolar, por sua vez, registrou um aumento de 132% na busca por passagens aéreas para o Japão em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado. As capitais brasileiras com maior demanda para o país asiático foram São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.
No metabuscador KAYAK, a procura por destinos japoneses aumentou 129% em agosto. Já comparando o período entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2023 com o mesmo intervalo do ano anterior, houve crescimento de 135%.
Operadoras de turismo menores, no entanto, dizem que o fim da cobrança de visto aos brasileiros que pretendem ir ao Japão não trouxe mudanças significativas. (Agência O Globo)






