Com casos confirmados em Pernambuco, Brasil registra ao menos uma morte e 23 diagnósticos por metapneumovírus em 2025

Dados do Ministério da Saúde, obtidos pelo Diario de Pernambuco, mostram que o Brasil já registrou 21 casos confirmados e uma morte por metapneumovírus humano (HMPV) em 2025 – sem contar os casos de Pernambuco. No Estado, houve mais duas ocorrências identificadas na quarta-feira (15).

Com comportamento sazonal, o vírus é responsável por provocar um surto na China. O Ministério da Saúde, no entanto, afirma que a situação no Brasil está dentro da normalidade e não há necessidade de ações específicas para combater a sua circulação neste momento.

Os dados foram informados pelo governo federal no domingo (19). Até o momento, o estado que registrou mais casos foi Minas Gerais, com oito diagnósticos confirmados. Em seguida, aparece o Paraná, que soma seis ocorrências, onde o óbito foi registrado.

O Mato Grosso do Sul já computou dois casos de HMPV neste ano. Já Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul têm um diagnóstico, cada, de acordo com o levantamento.

A tabela fornecida pelo Ministério da Saúde ainda não inclui as duas ocorrências de Pernambuco, que foram confirmadas na semana passada. Os registros são atualizados ao fim de cada semana epidemiológica.

Pernambuco

No Estado, a Secretaria de Saúde (SES-PE) informou que duas crianças do sexo feminino, de 1 ano e 7 meses e de 3 anos e 11 meses, testaram positivo. Moradoras do Grande Recife, elas já tiveram alta hospitalar. (Diario PE/Foto: Valter Campanato)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui