Chuvas: entenda fenômeno meteorológico que causa os temporais em Pernambuco

As fortes chuvas que atingem regiões de Pernambuco desde o fim da tarde de quarta-feira (14) e causam diversos transtornos também no começo desta quinta-feira (15) devem prosseguir ao longo do dia e da madrugada e manhã de sexta-feira (16).

É o que conta a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Zilurdes Lopes.

Ela explica também que o sistema que causa as chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata do Estado foi potencializado pela instabilidade no tempo associada à atuação da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), que favoreceu o sistema com muita umidade.

“Temos a perturbação no campo do vento e mais a umidade vinda da Zcit, o que favoreceu esse volume de chuvas”, completa Zilurdes Lopes.

A Zcit é uma faixa próxima à Linha do Equador onde os ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul se encontram, o que força o ar quente a subir e gerar uma convecção, processo que resulta na formação de nuvens densas e precipitações frequentes.

Segundo a profissional, a intensidade deve diminuir na tarde desta quinta-feira.

“A tendência é no período da noite, madrugada e manhã desta sexta-feira voltar com umas pancadas pelo menos moderadas. Essa previsão vai ser atualizada no período da tarde, vamos analisar os campos e, se for necessário, a gente renova o aviso”, explicou Zilurdes.

A Apac emitiu, no final da tarde de quarta-feira (14), um aviso meteorológico de nível laranja, quando são esperadas chuvas moderadas a pontualmente fortes, para a RMR e Matas Norte e Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta, também laranja,.

O estado indicado pela Apac é de atenção, quando há previsão de condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo.

A tendência de precipitação da Apac, atualizada às 10h30 desta quinta-feira, indica que são esperadas chuvas de moderada a forte na sexta-feira (16), na RMR e Zona da Mata, e moderadas no sábado (17). ( Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui