A Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolina, foi tomada pela fé e emoção na noite desta quinta-feira (25). Centenas de fiéis participaram da acolhida da relíquia de São Pio de Pietrelcina — a luva utilizada pelo santo italiano para cobrir os estigmas de Cristo, que carregou por 50 anos em seu corpo.
Durante a celebração, o reitor da Catedral, monsenhor Givanildo José, destacou a importância do momento para a Diocese. “É, sem dúvida, um momento de graças para nossa Diocese de Petrolina e para a Paróquia Rainha dos Anjos receber as relíquias de São Padre Pio. Sua vida, testemunho e dons sobrenaturais nos conduzem a Jesus e nos falam de um amor total na obediência, castidade e humildade”.
A peregrinação acontece após solicitação feita pela Diocese de Petrolina à Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil (PRONEB). O roteiro integra uma programação especial que já mobiliza milhares de devotos.
Programação em Petrolina
Até o dia 28 de setembro, a relíquia permanecerá exposta na Catedral, onde os fiéis poderão participar de celebrações eucarísticas, confissões, catequeses e primeira comunhão.
Na sexta-feira (26), haverá missas às 12h, 15h e 18h. A luva ficará exposta no presbitério, ao lado do altar, para veneração dos fiéis durante todo o dia.
No domingo (28), no final da tarde, a relíquia seguirá em peregrinação para a Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Jardim Amazonas, permanecendo até a noite da segunda-feira (29). Já na terça-feira (30), seguirá para a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano.