A Câmara Municipal de Petrolina realiza nesta quinta-feira (13), no Plenário da Casa, a partir das 18h30, uma Audiência Pública para debater a situação da falta de água em diversos bairros e na Zona Rural do município. A iniciativa busca cobrar soluções da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) e discutir os problemas recorrentes na prestação do fornecimento de água e de esgoto à população.
O tema vem sendo debatido de forma recorrente pelos vereadores durante as Sessões Ordinárias, bem como pela população de Petrolina por meio das redes sociais e com manifestações pela cidade. O pedido de realização da audiência foi formalizado por meio do Requerimento n° 0611/2025, de autoria do vereador Diogo Hoffmann, subscrito pelos demais vereadores. Para a construção do debate, diversas autoridades foram convidadas, como representantes do Ministério Público, das Secretarias Municipais, de moradores dos bairros, bem como o Gerente Regional da COMPESA, Alexsandro Chaves.
De acordo com a justificativa, o encontro se faz necessário pela duração e persistência do problema, com localidades enfrentando mais de 15 dias sem fornecimento de água e sem previsão de normalização por parte da COMPESA. Ainda segundo o Requerimento, o tema foi motivo de intervenção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em 2023, que chegou a emitir recomendações para que a concessionária promovesse o abastecimento subsidiário por carros-pipa e suspendesse a cobrança nos dias em que o serviço não fosse prestado.






