A reforma administrativa do prefeito João Campos (PSB) para sua segunda gestão no Recife começa a ser votada pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (26), em primeira discussão no plenário.
O Projeto de Lei do Executivo nº 33/2024 foi encaminhado ao Legislativo no último sábado (21). Desde então, foi aprovado por unanimidade pelas comissões de Legislação e Justiça (CLJ) e de Finanças e Orçamento (CFO).
O segundo turno da votação deve acontecer já nesta sexta-feira (27). A expectativa é pela aprovação do texto.
Reforma
A principal novidade para o segundo governo João Campos é a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, que vai englobar o Centro de Operações da Prefeitura do Recife, a Guarda Municipal, a Secretaria Executiva de Controle Urbano, e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
A pasta será comandada por Alexandre Rebêlo, ex-secretário de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, e de Educação da Prefeitura do Recife.
Outra mudança na estrutura da gestão é a promoção da Administração para a condição de Secretaria. Quem assume a pasta é Maíra Fischer, atual secretária de Finanças do Recife.
Secretariado
Apesar de ainda aguardar a aprovação na Câmara, João Campos já vem anunciando os nomes que vão compor a nova gestão através de suas redes sociais.
Fred Amâncio continua na chefia da Educação; Luciana Albuquerque, na Saúde; Milu Megale, na Cultura; Gilberto Prazeres, no Gabinete de Imprensa; e Ana Paula Vilaça, no Gabinete do Centro do Recife. Maíra Fischer é outro nome que permanece na equipe, mas comandando outra pasta, assim como Felipe Matos, que agora assumirá a nova Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Dos novos nomes, foram oficializados Pâmela Alves, na Assistência Social e Combate à Fome; Raul Henry (MDB), nas Relações Institucionais; Rafael Cunha, na Ciência e Tecnologia; Carlos Andrade Lima (União Brasil), no Desenvolvimento Econômico; e Gustavo Monteiro, na Articulação Política e Social.
A atual vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), também se junta ao secretariado de João Campos, assumindo a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional.
Roldão ficou de fora da chapa majoritária da Frente Popular nas eleições municipais deste ano. A escolha do prefeito foi pelo ex-chefe de Gabinete Victor Marques (PCdoB), que será empossado em janeiro. (Foto: Rafael Vieira).