Calendário de Vistoria para Transportes Escolares segue até o dia 30 de janeiro em Pernambuco

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) está realizando o calendário de Vistoria para Transportes Escolares no Estado de Pernambuco até o dia 30 de janeiro.

Iniciada no último dia 5 de janeiro, a inspeção avalia as condições gerais do veículo, incluindo o estado de conservação da carroceria, portas e janelas.

Para os condutores que residem no interior do Estado, devem dirigir-se a uma das 24 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco, de segunda a sexta, das 8h às 12h.

A ausência de ferrugem ou partes cortantes é rigorosamente observada, assim como a fixação correta dos bancos e a qualidade da pintura.

Em relação aos assentos e à segurança, exige-se que todos os ocupantes disponham de cintos individuais, que os bancos estejam bem presos ao assoalho do veículo e que o estofamento esteja preservado, sem rasgos ou estruturas danificadas.

A verificação abrange ainda os equipamentos obrigatórios e sistemas de sinalização, como a validade do extintor de incêndio, funcionamento de limpadores de para-brisa, buzina, tacógrafo e o kit de emergência (macaco e triângulo).

O sistema luminoso, composto por faróis, setas, luzes de freio e ré, deve estar em pleno funcionamento, assim como a sinalização visual específica, que inclui a faixa amarela escrito “Escolar” e a lanterna de luz intermitente na parte superior do veículo.

Os itens de mecânica, rodagem e documentação também são pontos cruciais da vistoria.

O Detran-PE fiscaliza ainda o desgaste dos pneus (incluindo o estepe), a eficiência dos freios, suspensão e a ausência de folgas na direção.

Paralelamente, é conferida a regularidade do CRLV, o licenciamento e o registro do veículo na categoria escolar.

Condutores

Quanto ao condutor, é indispensável a apresentação da CNH categoria D, comprovante de curso especializado e histórico de conduta sem infrações graves ou gravíssimas.

Vale ressaltar que o veículo reprovado fica terminantemente proibido de transportar alunos. Circular sem a devida inspeção configura infração grave e sujeita o motorista a multas, pontuação na carteira e retenção do veículo.

A renovação desta vistoria deve ser feita periodicamente, seguindo rigorosamente os prazos estabelecidos pelo cronograma oficial do órgão de trânsito. (Foto: Detran/Divulgação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui