As atividades em alusão ao mês da Consciência Negra estão a todo vapor em Petrolina. Nesta segunda-feira (19), foi iniciada uma série de ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), voltadas para jovens; idosos; profissionais da prefeitura e com programação também para o público em geral. As atividades contam com o apoio de instituições parceiras e convidados.
A primeira comunidade visitada foi o Residencial Vivendas. No local, uma roda de conversa com crianças e adolescentes sobre a capoeira e sua influência na consciência negra reuniu uma centena de jovens. O convidado da noite foi o fotógrafo Jonas Santos. O profissional, junto com o Mestre de capoeira Pachelli e a secretária executiva de Juventude e Direitos Humanos, Bruna Ruana, abordaram temas como a importância da data; preconceito nas escolas; aceitação da identidade negra e sobre o papel transformador da capoeira dentro da sociedade.
Nesta terça-feira (20), será a vez do Centro de Atenção à Pessoa Idosa (CAPI) integrar às atividades. Na quarta-feira (21) será o momento dos idosos do Centro de Convivência de Idosos – Rio Jordão. Nos dois equipamentos serão promovidas oficinas sobre Consciência Negra e Envelhecimento. A programação segue na quinta-feira (22), durante todo o dia, com o encontro “Juventude Negra: Desafios e Perspectivas”. O evento acontecerá no Auditório da Secretaria Executiva de Juventude e Direitos Humanos. Na quinta-feira, a partir das 18h30, acontece no auditório da UNINASSAU o debate: “O racismo e seus efeitos no cotidiano da população negra”. O encontro reunirá artistas e profissionais da região. A programação é aberta ao público e dispõe de certificado.
Para a secretária executiva de Juventude e Direitos Humanos, Bruna Ruana, a data precisa ser lembrada e sua relevância debatida. “Essa é uma data de reflexão e luta das pessoas negras em busca da superação da discriminação racial e de toda forma de preconceito, escolhida em Memória a Zumbi dos Palmares, que é uma referência na luta contra a escravidão. A Prefeitura de Petrolina combate diariamente todo tipo de discriminação em suas repartições publicas“, pontua.
A semana de atividades será encerrada com uma oficina voltada para os profissionais da prefeitura. O foco da atividade será o racismo institucional e seus efeitos dentro do projeto ‘Prefeitura sem Preconceito’. O evento acontecerá no Auditório da Secretaria Executiva de Juventude e Direitos Humanos.