A Secretaria de Cidadania através da secretaria executiva da mulher promoveu entre os dias (28 e 29), na Universidade Federal do Vale do São Francisco uma série de atividades que marcaram o Dia Nacional de Visibilidade Lésbica, comemorado no último sábado (29).
Os eventos tinham por objetivo reafirmar a identidade de mulheres lésbicas e bissexuais para enfrentar o machismo e o preconceito. “Realizamos os eventos em momento especial, onde avanços, no que tange à questão de diversidade e gênero, tem sido uma excelente realidade”, disse a secretaria executiva da Mulher , Roseane Farias.
As atividades passaram por debates , exibição de curtas metragens e palestras com com temas atuais voltados para o público lésbico no município. Para Tatiana Carvalho uma das parceiras do evento e integrante do GT , que participou das atividades, trata-se de um marco histórico.
“A data deriva de uma luta imperativa em razão do processo de exclusão contra a maioria das mulheres. Essa exclusão pode ser notada tanto no mercado de trabalho, quanto nas relações sociais, nas agressões verbais, na violência psicológica, e também contribuir para a perpetuação de crimes hediondos”, disse .