Após a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica Apostólica Romana começa os preparativos para escolher um novo líder religioso. Segundo o Vaticano, 135 cardeais estão aptos a participar da votação, chamada Conclave. Entre eles, está Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, de 65 anos.
Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério.
“Em relação as especulações sobre o novo papa, é preciso primeiro respeitar esse momento. As especulações existem, mas sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja”, disse Dom Sérgio, a despeito de ter o nome citado em listas que apontam possíveis novos pontífices.
Em coletiva de imprensa, no fim da manhã desta segunda-feira, o religioso afirmou que ainda não há muitas informações acerca do Conclave. Ele deverá viajar ao Vaticano na terça-feira (22), para participar da despedida do papa Francisco, e permanecerá na Itália para participar das decisões acerca da escolha do novo líder dos cristãos católicos.
O Cardeal Sérgio da Rocha nasceu em Dobrada, em São Paulo, e foi nomeado arcebispo de Salvador em 2020. Com isso, também se tornou o arcebispo Primaz do Brasil, título dado a quem conduz a arquidiocese mais antiga do país.
Ele é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. (Foto: Jorge Jesus/ Ag. Picnews).