Em solenidade realizada nesta terça-feira (20), no Teatro Raul Coelho, em Curaçá, se deu a passagem de Comando da 45ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, do Major José Roberto ao Major Cesar Souza Ferreira.
Presidida pelo Coronel Anselmo Bispo, representando o Comando Geral da PMBA, a solenidade militar contou com a presença do Prefeito Pedra Oliveira, da Delegada Drª Lígia Coordenadora de Polícia Civil da Região Norte da Bahia, dentre Autoridades, Comerciantes, Convidados locais e Comandantes de todas as Companhia Independentes da Região Norte, incluindo o Major Wildon, Comandante da CPAC, amigos e a tropa da 45ªCIPM.
Presente também a Banda Maestro Wanderley do 3ºBPM, que ditou o ritmo dos agradecimentos e clima de confraternização. Em seu discurso o Major Roberto enalteceu o modelo compartilhado de Segurança, vivenciado nos quase três anos de seu Comando, evidenciando o quão significativo foi estar à frente de um processo de segurança coletiva construído por Sociedade e Agencias de Segurança do Estado, através da filosofia do Policiamento Comunitário.
Aproveitou para agradecer ao Exm Cel Anselmo Brandão, Cmt Geral, pela oportunidade e confiança, ao Cel Anselmo Bispo Cmt do CPRN pelo apoio dispensado, ao Cel RR/PM Jair pela amizade e acolhida, a Delegada Drª. Ligia Coordenadora de Policia Civil, Ministério Público, Câmara de Vereadores e Justiça pelo esforço na busca de uma atuação mais harmônica e conjunta.
Agradeceu a imprensa, aos prefeitos Pedro Oliveira e Lindomar Dantas de Curaçá e Uauá, respectivamente, os Secretários de Governo Comerciantes e Comunidade em Geral. E, dentre, as principais ações de seu Comando, enfatizou o apoio e o esforço de todos que resultou na reforma da sede da OPM, à altura de sua representatividade no cenário da defesa social em Curaçá e região. Por ressonância, as benfeitorias se entenderam às frações e postos policiais de toda a área da Unidade, melhorando consideravelmente as condições de trabalho.
Promoveu a toda tropa diversos cursos com vistas a valorização profissional dentre os quais: Arraiz Amador pela Marinha do Brasil; Curso de Direção e Conservação Veicular pela Toyota; Instrução de Manutenção Semestral; Curso de Combate Rural pela CPAC e agora mais recente, o Curso de Piloto de Aeronave de Pás Rotativas não Tripulada, pelo GRAER.
Desenvolveu junto com a comunidade escolar, vários esforços para o público infanto-juvenil, potencializando o Proerd, bem como iniciamos projeto específico, como o PROTEGE CURAÇÁ direcionado a crianças e adolescentes, como parte do PAI (Projeto de Amparo Incondicional) apropriado a camadas sociais menos favorecida, somados ao de futebol REACIONE, em parceria com o professor Josevaldo.
No âmbito operacional lançou com sucesso, a Operação Aprisco Seguro direcionada a prevenção e combate ao roubo de criações; a Margem Segura, para combate ao crime e policiamento de mais de 120Km de margem em área de divisa, ambas complementares a diversas outras de iniciativa do CPRN; atuamos decisivamente em diversas ocasiões em parceria com a CPAC na erradicação de maconha nas ilhas e demos nova roupagem as operações por ocasião da Tradicional Festa do Vaqueiro; da Gruta; São João de Uaua e Marajuada.
Por fim, o Major Roberto apresentou e passou o Cmd da 45ªCIPM, ao Major César Souza Ferreira, afirmando a certeza e orgulho de estar sendo substituído por um oficial de envergadura, motivo de orgulho, a `medida em que sua história de vida profissional o credencia a nobre missão a ser desempenhada.
Ressaltando que hoje a 45ªCIPM apresenta um dos menores índices de criminalidade do Estado. Fruto do trabalho de uma tropa a quem por uma questão de justiça e lealdade, afiançou, taxativamente, que estes índices somente foram alcançados em razão da seriedade, da dedicação, do destemor e do profissionalismo dos valorosos PM que integram a 45ªCIPM. São homens e mulheres que, diuturnamente, a despeito de qualquer circunstancia adversa, obedecem fielmente à doutrina, às técnicas e táticas emanadas do Comando da Corporação, levam a segurança e proporcionam a paz a todos aqueles que são livres e de bons costumes.