Durante visita a Petrolina, quando na última sexta-feira (26), no auditório do Sest/Senat, anunciou a liberação de um recurso na ordem de R$ 38 milhões para ações emergenciais em quatro estados do Nordeste que estão sofrendo os efeitos da seca, o ministro Gilberto Occhi também confirmou que as reivindicações feitas pelo prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, serão atendidas. Na pauta das reivindicações, investimentos na região do Salitre e nos perímetros irrigados Curaçá e Maniçoba.
Do primeiro valor liberado pelo Ministério, R$ 34 milhões serão destinados para amenizar os efeitos da crise hídrica no Vale do São Francisco que atinge os perímetros irrigados. Serão beneficiados com flutuantes e obras de engenharia municípios ribeirinhos da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Em Juazeiro já estão garantidos os distritos de irrigação de Curaçá e de Maniçoba e, de acordo com Occhi, em breve o Salitre também receberá investimentos.
“O prefeito Isaac tem ido constantemente a Brasília em busca de investimentos para os projetos de Juazeiro. Nossas conversas têm sido muito produtivas e não mediremos esforços para procurar atender aos seus pleitos”, ressaltou o ministro. Para Isaac, o anúncio dos flutuantes que irão ajudar no bombeamento da água do rio São Francisco para os perímetros irrigados demonstra que o governo federal está comprometido com a região.
“Essa é uma vitória de todos que se empenharam nessa luta de salvar os projetos irrigados e manter forte uma das mais importantes atividades econômicas do Vale do São Francisco. Agradecemos à presidente Dilma e ao ministro Occhi pelo compromisso demonstrado. Tenho certeza de que o apoio não se resumirá aos flutuantes, pois precisamos modernizar os projetos e revitalizar o nosso rio para alavancarmos ainda mais o desenvolvimento econômico do Vale do São Francisco de maneira sustentável”, frisou Isaac.
Participaram da solenidade produtores, representantes de sindicatos rurais e políticos estaduais e da região. Acompanharam Isaac o deputado estadual Zó, os secretários Paulo Bomfim, Carlos Neiva, Dalmir Pedra, Jorge Cerqueira e Joaquim Neto, o assessor Flávio Luiz e os vereadores Agnaldo Meira, Damião Medrado, Eduardo Lopes e Anderson Alves.