Em nota a gestão municipal afirma que aguarda um posicionamento da Secretaria do Patrimônio da União para que a prefeitura assuma por definitivo a responsabilidade de administrar a ilha do fogo que deverá permitir a entrada dos banhistas no local. Confira:
Sobre as questões relativas à Ilha do Fogo, a Prefeitura Municipal de Petrolina reforça que está atenta aos últimos acontecimentos, e entende que este equipamento deve ser de uso público, pois corresponde a um espaço turístico e de lazer, que compõe os atrativos do Vale do São Francisco.
Porém, a Prefeitura ainda aguarda que a Secretaria do Patrimônio da União conceda a cessão provisória ou definitiva do imóvel, não apenas com o objetivo exclusivo de guarda e manutenção (como fora proposto pela SPU), mas sim com direito a abertura para banhistas e turistas da região.
Mesmo no aguardo, a Administração Municipal estuda medidas, juntamente com todas as pastas envolvidas, para viabilizar a reativação do acesso a Ilha do Fogo. Tão logo chegue a um posicionamento efetivo, a Prefeitura irá comunicar a toda população.