Bispos de Petrolina e Juazeiro participam de Assembleia Geral da CNBB no Santuário Nacional de Aparecida (SP)

0
2

Foram encerrados nesta sexta-feira (05) os trabalhos da 55ª Assembleia Geral da CNBB realizada no Santuário Nacional de Aparecida (SP). O último dia de atividades começou com a Santa Missa, presidida pelo Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Sérgio da Rocha. O bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, e Dom Manoel dos Reis, bispo da Diocese de Petrolina estiveram presentes desde o início das atividades.

Nesse ano, além de assuntos relacionados à evangelização, a Assembleia foi marcada por fortes discussões sobre a crise social, política e econômica do Brasil. Durante o encontro, os Bispos fizeram dois fortes pronunciamentos a nível social. Na última sexta-feira (28) foi lançada uma “Mensagem aos trabalhadores/as do Brasil” e na quinta-feira (04) a CNBB divulgou uma “Nota sobre o Grave Momento Nacional”.

Na nota, a CNBB demonstrou apreensão com a crise ética no país. “O que está acontecendo com o Brasil? (…). Há uma relação promíscua entre interesses públicos e privados (…). O Estado democrático de direito corre riscos. (…) A desilusão política favorece a ascensão de salvadores da pátria e o surgimento de regimes autocráticos”, pode-se ler no documento. “Urge um projeto viável de nação (…). Encontrar uma saída para a sufocante disputa entre a tese neoliberal e neoestadista. (…) A CNBB conclama os católicos à participação”, conclui a nota.

O tema geral da Assembleia tratou da “Iniciação à vida cristã” e os desafios de formar cristãos maduros na fé através de uma catequese mais profunda, não só focando na formação inicial e sacramental de crianças e jovens, mas também oferecendo uma catequese permanente aos católicos. Ao final do encontro foi aprovado um documento sobre a Iniciação cristã que deverá ser estudado nas Dioceses e paróquias. (Diocese de Juazeiro).