Com o objetivo de informar e prevenir ocorrência de acidentes durante banhos em espaços de lazer privados e públicos, a ONG Acessibilidade e Inclusão realiza, em Petrolina, a Campanha Mergulho Consciente. Mais comuns do que se imagina, saltos e acidentes em piscinas e rios são a terceira causa de tetraplegias no Brasil e pouca atenção é dada a essa questão que afeta a sociedade em geral.
De acordo com o Presidente da ONG, Caio Guedes Jr, que é tetraplégico e vítima de acidente em piscina, a Campanha foi lançada em maio do ano passado e concorreu ao Prêmio de Inovação Comunitária 2016, ficando em oitava colocação. Atualmente, o Mergulho Consciente conta com o financiamento da Brazil Foundation e Instituto Cultural Pólen através do projeto OP – Outras Paradas. Esse ano, a ONG concorre novamente ao prêmio.
O grupo responsável pela Campanha já está planejando algumas ações na cidade, como palestras em escolas do município, panfletagem em áreas destinadas ao banho de rio, espaços de lazer, clubes e piscinas públicas e privadas, bem como a colocação de placas para alertar sobre os riscos de mergulhos e saltos em águas rasas. Para maiores informações sobre a ação da ONG, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (87) 3862-3682 ou através das redes sociais.