Nesta segunda-feira, 1º de maio, 45ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (45ªCIPM) comemorou a redução de 25% no índice dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Curaçá, norte da Bahia. O índice é utilizado para monitoramento das diversas modalidades de criminalidade; nesse caso o CVLI, agrupa o homicídio doloso, o roubo seguido de morte (latrocínio) e a lesão corporal seguida de morte.
Adotado por todos os estados da federação, esse índice tem sua base de sustentação nos critérios estabelecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, (SENASP/MJ) em 2006, alinhada com o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), e pelo Governo do Estado da Bahia, através do Pacto pela Vida.
Para o Comandante da 45ªCIPM, Major Roberto, “O alcance desse resultado nesse quadrimestre, é decorrente de trabalho hercúleo e do empenho e dedicação individual de cada PM no seu labor diário, a quem agradece; no entanto, reconhece também que nem sempre isso é suficiente, se as pessoas da comunidade não estiverem imbuídas do espirito da boa convivência e tolerância; evidenciando que crimes de vingança e passionais, nem sempre são possíveis de serem evitados.”, pontuou.
No entanto, assegura que a PMBA e em particular a 45ªCIPM estará sempre vigilante, Averiguando Denúncias, intensificando e realizando abordagens, operações, cumprimento de mandados, e tudo o quanto o necessário para a manutenção e o estabelecimento da tão desejada paz social.