Fernando Filho recebe ministros da Bolívia

0
0

O ministro Fernando Filho recebeu nesta quarta-feira (15) Luis Alberto Sánchez Fernández, ministro de Hidrocarbonetos, e Rafael Alarcón Orihuela, ministro de Energias, ambos da Bolívia, além de comitiva do país vizinho, na abertura da III Reunião do Comitê Técnico Binacional. Após a reunião, na qual as autoridades bolivianas apresentaram um panorama sobre o setor de energia do país, técnicos do Ministério de Minas e Energia e suas contrapartes bolivianas participaram de reuniões dos grupos técnicos temáticos de Eletricidade e Gás Natural.

Na abertura do encontro, Fernando Coelho Filho afirmou que é interesse do Brasil avançar na pauta bilateral, para que seja dado mais um passo na almejada integração energética entre o Brasil e a Bolívia. Ao final da cerimônia de abertura, os ministros assinaram o Segundo Termo Aditivo ao Memorando de Entendimento existente entre os países, com o objetivo de formalizar a entrada do novo Ministério de Energias da Bolívia no Comitê Bilateral, após mudanças na estrutura da pasta na Bolívia.

“Sob o comando dos Presidentes Michel Temer e Evo Morales, seguimos construindo novas bases para o Brasil e a Bolívia, sob as premissas da transparência, da competitividade, da racionalidade e da segurança jurídica. Nosso objetivo comum, como países vizinhos e irmãos, é o crescimento econômico com justiça, bem-estar social e respeito à natureza”, afirmou Fernando Coelho.

O secretario-executivo do MME, Paulo Pedrosa, deu as boas-vindas aos bolivianos e destacou a importância da relação que o MME mantém com os ministerios de Hidrocarbonetos e de Energia da Bolívia, em um momento da recuperação da economia brasileira. “O início de 2017 é um marco em nosso trabalho. É muito bom trabalhar com a Bolívia, um parceiro que nos desafia a buscar resultados. Nossa relação com a Bolívia vai se dar de forma alinhada com o desenvolvimento do nosso setor elétrico. Estamos motivados e o momento de fato é esse, para começarmos a coleta de resultados”, afirmou.

A próxima reunião do Comitê Técnico Bilateral debe ocorrer na Bolívia.