Será lançado na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), a partir das 20h, O longa-metragem “Uma aventura no Semiárido”. O lançamento faz parte da programação do I Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido acontece de 17 a 19 em Juazeiro. A população local é convidada a assistir ao lançamento, pois a exibição é gratuita.
O Filme, com um cunho pedagógico, é ambientado exclusivamente no bioma brasileiro, a Caatinga, e apresenta uma linguagem diferenciada no mundo do cinema, reunindo personagens fictícios e reais em torno da temática da Convivência com o Semiárido. As cidades de Juazeiro, Uauá, Casa Nova e Curaçá foram alguns dos cenários das gravações, que contaram com a participação de personagens reais, homens e mulheres que demonstram uma riqueza cultural, econômica e social na forma de viver e produzir na zona rural da região semiárida.
O roteirista e ator, Antônio Ivo, explica que este filme foi feito para o povo do semiárido, que luta e constrói este lugar, e que tem a proposta de “apresentar as belezas, as possibilidades, o que de bom existe nesta região”, ajudando a desconstruir à critica negativa da grande mídia e do cinema brasileiro sobre a região semiárida do país. “No filme, a estiagem é apresentada na sua beleza, onde os personagens vão quebrando os preconceitos acerca do semiárido, esse é o nosso filme”. Ele conta que a expectativa para o lançamento é trazer as pessoas que participaram do filme para desfrutar deste momentos juntos, e também de poder conhecer a avaliação do público que venha prestigiar o lançamento.
Exibições
Após este momento de lançamento do filme, serão realizadas exibições itinerantes nos seguintes locais: de 21 a 24 de novembro nos CRAS do Quidé, Malhada da Areira, Itaberaba e Tabuleiro, Escola Cecílio Matos, no município de Juazeiro. No mês de dezembro será a vez das localidades que foram cenários para o filme receber a exibição de 05 a 09, serão elas: Lagoas Novas, Casa Nova, Praça do Teatro Raul Coelho, em Curaçá, Barrinha da Conceição e Massaroca, em Juazeiro, Comunidade Marruá, em Uauá. Antes, foram realizadas duas amostras, uma na Romaria de Canudos e a outra na romaria de Patamuté, Curaçá.
O Filme tem 52 min de duração e é uma produção do Irpaa, com a Direção de Marcos Velasch, texto e roteiro de Antônio Ivo, fotografia e edição de Arielson Alves, com a interpretação dos atores Antônio Ivo (Malagueta) e Raimundo Fábio (Horrorzimbo). A produção tem a participação especial das pessoas que trabalham com o extrativismo, agricultores e agricultoras de comunidades quilombolas e tradicionais de fundo de pasto, e ribeirinhas.
Confira o trailer do filme clicando aqui.
Calendário das exibições itinerantes
Novembro
21 a 24 de novembro nos CRAS, em Juazeiro
21 – Quidé
22 – Malhada da Areia e Escola Estadual Cecílio Matos
23 – Itaberaba
24 – Tabuleiro
Dezembro (Comunidades onde o filme foi gravado)
05 – 19h, Lagoas Novas, Casa Nova
06 – Praça do Teatro Raul Coelho, Curaçá
07 – Barrinha da Conceição, Juazeiro
08 – Marruá, Uauá
09 – Massaroca, Juazeiro
(Ascom Irpaa)