Seres realizará cadastramento de reeducandas no sistema de administração prisional, em Petrolina

0
3
ascom-seres
Foto: Divulgação

Na próxima semana a equipe Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), formada por agentes penitenciários e assistentes de ressocialização, farão o cadastramento das reeducandas do Sistema Prisional nas cadeias públicas de Petrolina e Verdejante, no Sertão. Nesta primeira fase do projeto, são coletados dados biográficos e biométricos – que são as informações pessoais e de movimentação jurídica contidas no prontuário – além da digital, íris e fotografia das reeducandas.  Nesta quinta (10), o trabalho foi realizado na Colônia Penal Feminina de Buíque.

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) iniciou esta semana o cadastramento pela Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado para a implantação do Sistema Integrado de Administração Prisional (Siap) que substituirá o Sistema de Informação Carcerária (SIC), utilizado atualmente.

Siap 

O Siap disporá de um sistema integrado e equipamentos que permitirão em tempo real o acompanhamento das medidas judiciais aplicadas e o monitoramento contínuo da atualização dos dados prisionais, assim como, o cadastramento de visitantes.

Entre os benefícios que o novo sistema oferecerá, o gerente de Tecnologia da Informação da Seres, Márcio Ferreira, destaca a segurança e integração das informações. “É um sistema que vai proporcionar ao Estado todo o levantamento da situação prisional e aos gestores clareza para melhor tomada de decisões. As informações integradas e em tempo real ajudarão também no trabalho dos órgãos judiciários e de segurança”.

O próximo passo será o controle de acesso de visitantes e funcionários nas unidades prisionais e cadeias públicas. A previsão é que toda a implantação do Siap seja concluída em 2017.