Nesta terça-feira (8), o senador Fernando Bezerra Coelho presidiu audiência pública na Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC), da qual é relator. Com a participação de representantes do governo, da academia e do setor produtivo, o colegiado discutiu a contribuição dos biocombustíveis no cumprimento das metas estabelecidas na Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC) do Brasil para a redução mundial das emissões de gases de efeito estufa e a contenção da temperatura do planeta.
Na CMMC, o senador defendeu a chamada “economia sem carbono” e adiantou que o colegiado promoverá, no próximo mês de dezembro, um painel de discussões sobre a ampliação do mercado de biocombustíveis no setor aéreo. “Em médio prazo, o querosene de aviação será o carro-chefe dos biocombustíveis”, observou Fernando Bezerra.
O socialista pernambucano também destacou a participação de integrantes da CMMC e do Senado na 22ª Conferência Mundial da ONU sobre Clima (COP-22), que começou ontem (7) e vai até o próximo dia 18, em Marrakesh, capital do Marrocos (África). Esta será a segunda vez que Fernando Bezerra Coelho participará da COP como senador e membro da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas.
Ano passado, o parlamentar – que presidiu a CMMC – também foi um dos principais representantes do Congresso Nacional brasileiro na 21ª Conferência de Paris. Na capital francesa, 194 países contribuíram com a elaboração do acordo que prevê um esforço mundial para limitar o aumento da temperatura média do planeta até 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. As diretrizes estabelecidas no chamado “Acordo de Paris” entraram em vigor na última sexta-feira (4) e serão regulamentadas durante a COP-22, em Marrakesh.






