Priorizado os cuidados durante os primeiros dias de vida, acontece em Petrolina até o dia 11 de novembro, a Semana do Bebê. A mobilização social apoiada pelo UNICEF tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Para isso, Petrolina preparou uma agenda especial para esta semana é o que informa Luciana Mendes, Secretária Executiva de Atenção à Saúde. Ela ainda pontua que a ‘Semana do Bebê’ visa reduzir a mortalidade infantil.
Estão sendo oferecidas consultas médicas e de enfermagem em puericultura; atualização da caderneta de vacinação, além de palestras sobre: amamentação, transição alimentar, segurança doméstica, prevenção da gravidez adolescente, acompanhamento pré-natal ou preparação para o parto normal. Há uma agenda intensa de atividades nas AME’s e também no CRAS do município.
Luciana Mendes lembra ainda que a Semana do Bebê “tem o objetivo de articular ações voltadas para o bem estar dos bebês e alertar sobre os cuidados na primeira infância, incentivando os municípios a garantir os direitos das crianças desde o nascimento. Além disso, a iniciativa avalia e discute medidas que podem ajudar a garantir os direitos não só dos bebês, mas também das mães”, expôs.
As ações este ano estão sendo realizados hoje (09) na AME BERNARDINO CAMPOS COELHO; na quinta-feira (10) na AME MANOEL POSSIDIO e na sexta-feira (11) na AME NOVA PETROLINA. As ações acontecem sempre das 8h às 12h.