Segundo dia de prova do Enem tem redação e dura 5h30

0
1

enem-2016

No segundo dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), será realizada a de discursiva junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. O tempo de duração será de 5 horas e 30 minutos.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O Participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural. A prova sempre cobra do participante uma postura crítica.

Temas
Não dá para saber o tema antes da prova. Mas é importante lembrar que, de 1998 até a última edição do Enem, a banca do exame tem cobrado temas da sociedade brasileira para a reflexão do estudante. O Enem estreou com o tema Viver e Aprender, em 1998, com base na letra de música O que é, o que é, de Gonzaguinha.

De lá pra cá trouxe temas como Cidadania e participação social”, O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?, o poder de transformação da leitura e trabalho infantil na sociedade brasileira, entre outros. Veja aqui a lista de temas abordados em outras edições.

Dicas
O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos. (Folha PE)

Veja o que dá nota zero na redação:
– Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
– Entregar a folha de redação sem texto escrito;
– Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;
– Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– Desrespeito aos direitos humanos;
– Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.