Em alusão à campanha Outubro Rosa, a coordenação de saúde do campus Petrolina do IF Sertão-PE está arrecadando lenços de cabeça, boinas, bonés, além de gêneros alimentícios e de higiene que serão entregues para o Centro de Oncologia Dr. Muccini (Ceonco), em Petrolina (PE). As doações podem ser realizadas até o dia 17 de novembro.
O Centro de Oncologia Dr. Muccini (Ceonco) – vinculado à Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) é uma instituição filantrópica que é referência local no tratamento de câncer. A unidade se mantém através de doações. “Queremos colaborar com esse trabalho, além de estarmos abraçando a causa de combate ao câncer”, conta a enfermeira Christiane Almeida .
As doações deverão ser entregues no Setor de Saúde do campus Petrolina.
Outubro Rosa
Iniciado na década de 1990 nos Estados Unidos, o movimento Outubro Rosa surgiu com a finalidade de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A partir de então, a data é celebrada mundialmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama no país em 2016. Trata-se do tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Existe tratamento para câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde. Em Petrolina, o tratamento é disponibilizado pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância (APAMI), através do Centro de Oncologia Dr. Muccini (Ceonco), criado em 1998 para oferecer atendimento médico especializado gratuito para pessoas com câncer. A unidade funciona no bairro Gercino Coelho e dispõe de salas de quimioterapia, consultórios médicos, farmácia e sala de preparo.
O Ceonco é hoje responsável por atender demandas de quase 60 municípios, inclusive de outros estados. Lá são atendidos cerca de 1300 pacientes mensais. O custeio desses atendimentos provém de contribuições da sociedade civil, entidades e poder público. Conheça o trabalho da APAMI pelo site (apami.org.br).