Procissão e Festa da Padroeira de Juazeiro acontece nesta quinta (8) e será conduzida pelo novo Bispo

0
2

grotas

Com o tema “Maria Mãe da Misericórdia”, a Festa da Padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas, acontece nesta quinta-feira (8).

Há 310 anos, a tradição na Diocese de Juazeiro tem levado os fiéis a demostrarem o seu amor e devoção à imagem encontrada por um índio às margens do Rio São Francisco em 1706.

Foram nove noites desde a abertura do novenário,  no dia 30 de agosto, que teve a participação de pastorais, grupos e movimentos, reunindo as paróquias da sede e interior de Juazeiro.

Neste dia 7 de setembro, logo após a missa às 21h, houve uma carreata de envio da imagem de N. Sra. das Grotas para a Igreja Matriz da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus no bairro Piranga, em Juazeiro, de onde a santa sairá às 17h.

Esse ano, a festa foi marcada pela celebração especial voltada aos 13 anos de missão do bispo Dom José Geraldo da Cruz e a passagem de pastoreio à Dom Carlos Alberto, que é bispo coadjutor da Diocese e se tornou titular. A cerimônia aconteceu durante missa campal nesta quarta-feira (7), na Praça da Catedral.

“Nós aguardamos e o Papa Francisco assinou a demissão neste dia sete de setembro”, disse Dom José Geraldo, que ressaltou ainda os serviços dedicados ao plano pastoral da Diocese durante esse anos.

“Não digamos que será um legado, mas continuarei ajudando no serviço da diocese como Bispo Emérito, vou permanecer em Juazeiro, acreditando que a missão deve avançar para o andamento do projeto do reino de Deus”, acrescenta Dom José Geraldo.

O vigário geral de Diocese de Juazeiro, Padre Josemar Mota ressaltou que a festa essa ano “refletiu sobre a misericórdia divina, que nos foi revelada em Jesus de Nazaré, quando nos mostrou que o caminho para estarmos em comunhão com Deus – Pai é o caminho da compaixão para com os irmãos. Desejamos ser uma igreja misericordiosa, samaritana, comprometida com a vida, estendendo as mãos aos irmãos, principalmente os pobres e sofredores”, frisou Josemar Mota.