Após o anúncio do fechamento do escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Salgueiro, Sertão de Pernambuco, o deputado federal Gonzaga Patriota lamentou o ocorrido, “o fechamento do Ibama no coração da Chapada do Araripe é uma loucura. Lamento muito!”, salientou.
O parlamentar informou a nossa equipe de reportagem que além de enviar um ofício ao Ibama, procurou pessoalmente a presidenta do instituto, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo e ofereceu a ajuda, “me coloquei a disposição, propus colocar recurso das minhas emendas individuais para manter o escritório no sertão, mas ainda não tive resposta.”, destacou Patriota.
O deputado relatou ainda que o fechamento foi solicitado pela ex-superintendente do Ibama em Pernambuco, Ana Paula Pontes.
No escritório do Ibama em Salgueiro ainda trabalham três analistas e seis funcionários terceirizados, os quais atendem a 56 municípios do interior de Pernambuco. De acordo com informações, o escritório não atende a dois critérios, o de não ter aeroporto, nem porto na cidade. Mas o deputado também questionou esses critérios, “por que apenas em Pernambuco está acontecendo isso? Na Paraíba existem cidades que tem escritório do instituto e não possui essas estruturas. “, argumentou Gonzaga.
A previsão é que o prédio seja entregue a instituição até setembro e todos os trabalhos pendentes devem concluídos. O atendimento aos municípios do interior será realizado pela superintendência do Ibama, localizada em Recife.