Univasf realiza debate acalorado com os candidatos a prefeito de Petrolina

0
3

debate

Considerado um debate acalorado, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou processo democrático em um encontro especialmente voltado para professores, estudantes, gestores e ambientalistas, e aberto à comunidade.

A programação transmitida ao vivo pela TV Caatinga. contou com a participarão dos candidatos Adalberto Cavalcanti (PTB), Edinaldo Lima (PMDB), Perpétua Rodrigues (PSOL), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT).

Mediado pelo radialista Waldiney Passos, os discursos inflamados que apresentaram um tom a  mais na política não poderiam faltar.

O candidato do PMDB Edinaldo Lima ressaltou seu plano de governo com apresentação de projetos voltados para a Habitação e Infraestrutura e não deixou de relembrar o que para ele é considerado “inacabado” ou “inexistente”, como as obras de ex-gestores de Petrolina.

Lima citou ainda o caso Ceape, que para o candidato é considerado já um problema resolvido com os permissionários da área, ressaltando que o espaço atual de entreposto dará uma nova visibilidade com a construção do Centro Administrativo, algo considerado um equívoco para o candidato Adalberto Cavalcanti, que disparou críticas ao também candidato Edinaldo Lima, alegando que a gestão atual destruiu áreas que eram  favoráveis a população, à exemplo do Matadouro Público, Ceape e outros patrimônios.

Edinaldo Lima rebateu ainda as declarações do candidato Miguel Coelho, que disse que o município precisava de atitude para melhorar as condições de saúde, segurança, educação e infraestrutura, mas o candidato do PMDB, argumentou que a população reconhece as ações do governo, algo que foi rebatido por Miguel Coelho.

O candidato Adalberto Cavalcanti, alfinetou não só as gestões anteriores, mas também tentou rebater as declarações de Edinaldo Lima, que disse que Adalberto atrasava os salários dos servidores do município de Afrânio, mas o mesmo desmentiu as declarações de Edinaldo Lima.

Já o candidato Odacy Amorim (PT) com expressões duras, apresentou pontoa da época em que assumiu a prefeitura, e que suas ações não deixaram a desejar e que os outros candidatos deveriam analisar o seu modelo de gestão, algo considerado um equívoco na visão dos outros candidatos do debate, como Perpétua Rodrigues, que frisa que nenhum outro governo defendeu a luta de forma mais expressiva e dinâmica dos movimentos sociais, defendendo ainda uma política democrática e não pequena, com discussões e opiniões que ultrapassam os interesses da população.

Apesar das alfinetadas, os candidatos atingiram o objetivo do debate que foi promover o comprometimento do futuro prefeito a realizar ações relacionadas ao Meio Ambiente e Educação Ambiental existente na Lei N° 9.795.