Artistas famosos da sanfona contam suas histórias em documentário que será exibido hoje (18) na Uneb

0
3

cine

Nesta quinta-feira (18) o Cine Encontro exibe o documentário “Levando a vida na sanfona” de Emanuel Andrade. O evento acontece no Canto de Tudo do Departamento de Ciências Humanas III da UNEB, a partir das
18h30.

A arte de tocar sanfona vai além do ofício de artista, da paixão pelo instrumento, da inspiração musical ou do prazer de estar no palco puxando o fole para multidões dançarem. Esses pontos abrem o horizonte de diálogos com grandes sanfoneiros ao longo do documentário Levando a vida na sanfona, do jornalista e pesquisador Emanuel Andrade numa co-produção com a Mídia Digital , lançado durante a final do 8º Festival da Sanfona, em Salgueiro, Sertão Central.

O documentário é produto de dois anos de acompanhamento dos bastidores e shows do Festival da Sanfona, rodas de sanfonas e festas juninas. De acordo com o jornalista Emanuel Andrade, a ideia do documentário (de 45 minutos), dedicado à memória de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca; é reverenciar os talentos da sanfona, fazendo a ponte entre as gerações a partir de Luiz Gonzaga e as que sucederam, incluindo os jovens que atualmente estão mergulhados na música como sanfoneiros.