Mais de 120 mil pessoas celebram Festa da Padroeira de Petrolina

0
2

festa1

Fé e devoção se uniram à multidão de fiéis que acompanharam mais um ano da Festa da Padroeira de Petrolina, Nossa Senhora Rainha dos Anjos nesta segunda-feira, (15),  com o tema: “Rainha dos Anjos, porta da Misericórdia, intercedei por nós!”

A procissão que reuniu aproximadamente 120 mil pessoas, considerada record de público em 2016, saiu da igreja Matriz com percusso que segui pela Orla de Petrolina, Avenida Guararapes, chegando até a concha acústica com o andor da imagem cercada de devotos de Maria, a Mãe de Jesus.

Entre fogos, a padroeira foi acolhida e com muitas palmas, a celebração de encerramento da festa teve início com a condução do Bispo da Diocese de Petrolina, Dom Manoel do Reis.

“Toda essa multidão busca o sentido na vida, a fé em Deus e Maria com compromisso cristão e Maris aponta Jesus como a luz que o povo precisa para aquecer, com fraternidade, amor e união dos povos. A festa esse ano superou o ano passado, mas tudo é para a honra e glória de Deus”, ressalta o bispo.

festa2

Desde 1863 extasiados por tão grande graça, os fiéis de Petrolina louvam e agradecem pela intercessão de “Maria de forma positiva a levar até Jesus os anseios, os pedidos do povo, pois ela recebeu o anúncio do anjo e foi escolhida para a missão e a festa de Rainha dos Anjos segue esse exemplo e aspecto de modelo para a caminhada”, acrescenta o Bispo da Diocese de Petrolina Dom Manoel dos Reis de Farias.

Padre Givanildo da Paróquia Santa Luzia do bairro Cohab VI em Petrolina, diz que a a Festa de Rainha dos Anjos é a expressão da fé apontada por Deus com a intercessão de Maria.

“Essa festa tem sido uma expressão muito bonita do amor de Deus e Maria na vida das pessoas, das famílias porque o amor congrega, reúne e Jesus é a fonte da misericórdia que veio para atrair os dispersos, todas equipes de trabalho estão de parabéns e o destaque é a procissão, foi a maior manifestação pública de fé”, avalia Padre Givanildo.

Esse ano o destaque também foi a realização da Novena Ampliada, iniciada em julho, onde a imagem peregrina de Rainha dos Anjos visitou paróquias e comunidades da Zona Urbana e Rural, além das áreas ribeirinhas durante um mês.

O coordenador da festa, Paulo César, reforça a importância da devoção à Padroeira em Petrolina que atinge várias gerações.

“A festa de Rainha dos Anjos com a Novena Ampliada foi uma ideia que surgiu há cinco anos, uma inovação que vem de uma tradição de 1863. A nossa padroeira começou a ser padroeira do lugar chamado “Passagem do Juazeiro”, ou seja não se imaginava que hoje ela seria padroeira de Petrolina e em 1862, foi iniciada a obra da igreja concluída em 1906 porque faltava uma das torres. Depois a devoção não parou e rezando as pessoas chegam até o Pai, nosso Deus e sem Jesus e Maria nunca chegaremos ao Pai”, ressalta o coordenador.

Os recursos arrecadados na novena deste ano serão revertidos para a reforma da Igreja Matriz, que precisa de reparos, principalmente no telhado.