Nesta quinta-feira, (9), a União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (UESP) realizou no auditório do IF Sertão – Campus Petrolina o seu 17º Congresso. O evento contou com a participação de mais de 150 estudantes, delegados das principais escolas. A mesa de abertura contou com a presença da professora Anete Ferraz, gestora da GRE – Petrolina; Robson Nascimento, diretor regional do Sindicato dos Professores em Educação de Pernambuco, SINTEPE; Ana Maria, representando a Secretaria Municipal de Educação; Alexandre Ferreira, representante da Unidade Popular pelo Socialismo (UP); Sueli Granja, diretora de políticas educacionais do IF sertão – Campus Petrolina e Camila Roque representante dos Movimento de Mulheres Olga Benário.
O congresso discutiu a realidade nacional e local da educação. E através dos grupos de debates aprofundou-se a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Para o estudante e presidente do grêmio do Colégio de Aplicação, Alexandre Victor “Cada estudante precisa organizar o grêmio de sua escola, só assim podemos lutar para transformar sua realidade”, afirmou.
No final do congresso, foram aprovadas as propostas, com destaque a campanha de formação de grêmios, resolução pelo fim da cultura de estupro, pautas de lutas pela melhoria da estrutura das escolas e a campanha FORA TEMER com denúncias sobre o golpe parlamentar.
Logo após foi eleita a nova diretoria que terá como desafio no próximo biênio avançar na defesa de uma escola pública de qualidade, na melhoria no transporte público, e as pautas específica de cada escola. A estudante Larissa Vanessa foi eleita presidente da UESP.