Segue até quinta-feira (09), o I Simpósio da Bacia do Rio São Francisco (SBHSF) que como objetivo a construção da integração nacional do conhecimento científico em torno do rio e sua bacia. O evento integra a Campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico‘ e acontece desde domingo (05), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), reunindo pesquisadores de todo o país, além de nomes internacionais, que se dedicam aos estudos sobre o rio da integração nacional.
O I SBHSF é Realizado pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia do São Francisco, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e ocupa as dependências da Univasf, campi Juazeiro e Petrolina. A programação congrega cinco eixos temáticos: governança, qualidade da água, quantidade da água, recuperação ambiental e dimensão social na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre o rio. A programação completa pode ser acessada através do site do Simpósio.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.