Segundo coordenador geral do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino (SINDUPROM-PE), o professor, Josenildo Vieira de Mello, o Prefeito de Ibimirim, Adauto José da Silva o agrediu moralmente, desacatando, chamando para o acertos de contas, chegando a ameaçá-lo de morte. Além disso, intimidou o advogado, André Gustavo Vasconcelos, diretora executiva do Sindicato, Dinalva Bezerra e toda Comissão Sindical de Base que estava presente na reunião.
Todo esse desentendimento, ocorreu nesta terça-feira (10), em uma tentativa de negociação entre o SINDUPROM-PE e o Prefeito do município de Ibimirim, mais conhecido como Adauto do Bodegão. O intuito da reunião era assegurar o reajuste do piso salarial dos Professores, bem como o pagamento de 1/3 de férias atrasadas de 2015, entre outros pontos.
Segundo informações do Sindicato, ocorre irregularidades na folha de pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), excesso de funcionários contratados, professores em desvio de função, merenda escolar de péssima qualidade e falta de material didático-pedagógico para professores e alunos.
Os sindicalistas afirmam que o prefeito intimidou e ameaçou os integrantes do Sindicato, que é representante dos professores, para assim, concretizar os desmandos administrativos e garantir a sua reeleição neste ano de 2016. “Não seremos calados, nem iremos nos intimidar com essas ameaças do prefeito. Seguiremos na luta em defesa da nossa categoria. A luta será vitoriosa, através de nossa união. Vamos recorrer às autoridades competentes e a Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco”, assegurou Josenildo Vieira.