USP desenvolve IA que identifica cáries em radiografias 

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial capaz de reconhecer dentes e identificar possíveis sinais de cárie em radiografias odontológicas. Criada em Ribeirão Preto, a tecnologia foi pensada para funcionar como apoio aos dentistas durante a interpretação dos exames.

O sistema reúne conhecimentos de computação e odontologia e foi desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) em parceria com profissionais da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). A unidade da USP já desenvolve pesquisas relacionadas ao uso de inteligência artificial em diagnóstico por imagem odontológico.

A ferramenta utiliza inteligência artificial para analisar as imagens e localizar estruturas dentárias, além de apontar alterações compatíveis com lesões de cárie. A proposta é oferecer uma camada adicional de suporte ao profissional, que continua responsável pela avaliação e pelo diagnóstico. (Fonte: Invoga Saúde/Foto:reprodução)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui