Projeto de lei torna cooperativa de catadores de material reciclado entidade de utilidade pública municipal

0
3

Catadores

Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (19), o Projeto de Lei nº 3.228/2015 que torna de utilidade pública municipal a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ), entidade sem fins lucrativos.

A COOPERFITIZ é uma organização não governamental que tem como objetivo executar serviços de triagem, beneficiamento, armazenamento e comercialização de resíduos recicláveis, como também contribuir com a limpeza urbana e com o meio ambiente. O representante da cooperativa, Raimundo Francisco da Silva, esteve presente à sessão junto com outros catadores.

“O Aterro Sanitário de Juazeiro inaugurado em 2014 é referência no estado. O município se adequou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n° 12.305/2010 e hoje com o reconhecimento da Cooperativa estamos dando mais um passo importante para viabilizar esse vetor econômico. A destinação correta do lixo é um problema que solucionado ainda trará emprego e renda”, destacou o vereador Eduardo Lopes.

O presidente da Câmara Damião Medrado, lembrou a declaração da Promotoria Pública em Salvador que destacou o Aterro Sanitário de Juazeiro. “É uma referência no estado – ela nos disse”, revelou. De acordo com o vereador Agnaldo Meira, diariamente, cerca de 150 toneladas de lixo são encaminhadas ao aterro. “Destes 20 toneladas vem do Mercado do produtor de Juazeiro”, revelou.

Eduardo Lopes ressaltou que a Cooperativa deu dignidade ao trabalho dos catadores. “Antes eles viviam em situações precárias e agora podem seguir com o trabalho de reciclagem do lixo da cidade.

Os vereadores Eduardo Lopes, Agnaldo Meira, Anderson da Iluminação, Antônio Tibúrcio Caffé e Damião Medrado visitaram na manhã desta terça-feira (19) o Aterro Sanitário de Juazeiro para conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro.