Pernambuco registra menos de mil homicídios entre janeiro e abril pela 1ª vez em mais de 20 anos

Pernambuco registrou 942 homicídios entre os meses de janeiro e abril deste ano, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). É a primeira vez que o número fica abaixo de mil casos no período em 22 anos, início da série histórica.

Segundo a SDS, o número apresenta uma queda de 31% com relação a 2004, quando os dados começaram a ser computados. Naquele ano, foram 1.336 registros de homicídios no período dos quatro primeiros meses do ano.

Ainda segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da SDS, o período entre janeiro e abril de 2026 registrou o melhor resultado de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), com 9.702 casos.

“O resultado representa uma redução de 43,4% em relação a 2011, início da série, quando foram registrados 17.129 casos. A queda se torna ainda mais significativa quando comparada a 2017, ano em que os roubos violentos atingiram o pico, com 41.954 ocorrências. Nesse cenário, Pernambuco alcança uma redução de 76,9%”, completou a SDS, por meio de nota.

“Com a implantação do Juntos pela Segurança, as estatísticas de criminalidade vêm melhorando ano a ano. Em relação a 2022, último ano sem o novo plano, registramos uma queda de 26,5% nos homicídios e de 42,8% nos roubos violentos”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. (Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco/Arquivo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui