Pernambuco registra mais de 9 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas por conta das chuvas

As chuvas que atingiram Pernambuco, no último feriadão do dia do trabalhador, deixaram marcas em diversos municípios do estado. Conforme números levantados pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC), 1.632 pessoas estão desabrigadas e 7.908 desalojadas. Seis mortes também foram registradas devido às ocorrências da chuva.

Do número total de vítimas, duas mulheres e três crianças morreram em deslizamentos em Dois Unidos, na Zona Norte da capital, e no Passarinho, em Olinda. Homem se afogou após inundação em São Lourenço da Mata.

Como medida para tentar acelerar a execução de ações emergenciais com o apoio federal, a governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou situação de emergência em 27 municípios. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial, com prazo de 180 dias.

Em resumo, essa execução do decreto facilita e agiliza as obras para reconstrução do que foi destruído pelas chuvas. A medida traz mais celeridade para as ações porque os trâmites burocráticos normais são excluídos.

O decreto de situação de emergência também considera que os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelas inundações ou deslizamentos.

Além do reestabelecimento das vias com maquinário, dragagem de rios e monitoramento de áreas de risco, mais de 4,4 mil itens de ajuda humanitária já foram entregues como parte das ações emergenciais de assistência, informou o Governo de Pernambuco.

De acordo com o Secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho, o trabalho de assistência à população segue sendo ampliado em todas as regiões afetadas, com foco no apoio emergencial às famílias atingidas. (Foto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui