Durante a Operação Carnaval 2026, a Polícia Rodiviária Federal (PRF) registrou 12 mortes e 59 pessoas feridas, num total de 56 sinistros, nas rodovias federais que cortam Pernambuco entre os dias 13 e 18 de fevereiro.
O número de casos fatais neste ano superou os da operação de 2025. No ano passado, foram três mortes, 36 feridos, num total de 40 sinistros.
A ação integrou esforços de fiscalização, prevenção de sinistros e combate à criminalidade, com foco na segurança viária durante o período de maior fluxo nas estradas.
Um dos sinistros mais graves aconteceu nessa terça-feira (17), no Km 114 da BR 232, em Caruaru, no Agreste do estado.
O motorista de um carro perdeu o controle do veículo com a pista molhada e capotou. Cinco pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para um hospital em Caruaru, mas duas não resistiram e faleceram.
Ao todo, 7.878 pessoas e 6.109 veículos foram fiscalizados, sendo emitidas 3.780 autuações por diversas infrações.
Para coibir o excesso de velocidade, foi intensificada a fiscalização com radar, que resultou em 894 imagens de veículos com a velocidade acima do permitido. As ultrapassagens em local proibido resultaram em 262 autuações.
O não uso do cinto de segurança (223 autuações), a falta do capacete (87) e da cadeirinha (56) também foram outras infrações verificadas. Um total de 333 veículos irregulares foram recolhidos.
Uma das principais preocupações durante o Carnaval foi a mistura de bebida alcoólica e direção. Para prevenir essa prática, a PRF realizou 4.863 testes com o bafômetro, que resultaram em 80 autuações, sendo cinco por constatação e 75 por recusa, além de quatro prisões de motoristas sob efeito de álcool. (Foto: Divulgação/PRF).






