Um homem de 21 anos foi preso na quarta-feira (11), suspeito de enviar ameaças de morte e estupro a jornalistas de um jornal do Distrito Federal. A prisão ocorreu em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, durante a Operação Ágora.
Segundo as investigações, junto com as ameaças frequentes, o suspeito também encaminhava conteúdos violentos e ilegais pela internet, incluindo vídeos de execuções, mutilação de animais, imagens de armas de fogo, material de abuso sexual infantil e arquivos de cunho racista.
As mensagens eram enviadas diariamente, principalmente a repórteres do jornal, o que, conforme a investigação, provocou temor e impactou a rotina de trabalho das vítimas.
A identificação do suspeito ocorreu após análise de vestígios cibernéticos, que permitiram localizar a origem das mensagens.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, dispositivos eletrônicos utilizados nos crimes foram apreendidos. Ainda segundo a investigação, foram encontrados nos aparelhos arquivos relacionados a abuso sexual infantil. A polícia apontou também que o suspeito participava de grupos na internet para compartilhamento desse tipo de material.
O homem foi levado para a Delegacia Territorial (DT) de Ribeira do Pombal e confessou o crime. Ele deve responder por perseguição, violência psicológica e armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. Somadas, as penas podem chegar a 14 anos de reclusão.
A operação foi deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio da Polícia Civil da Bahia. O nome “Ágora” faz referência ao espaço público da Grécia Antiga associado ao debate e à liberdade de expressão. (Foto: Reprodução/Google Maps).






