A Prefeitura de Juazeiro deu um passo histórico para a transformação urbana da cidade com a publicação, nesta sexta-feira (6), do aviso de licitação da Concorrência Eletrônica nº 005/2026, que trata da aguardada obra de requalificação da Orla Fluvial de Juazeiro. A iniciativa conta com o apoio direto do Governo do Estado da Bahia e consolida uma das obras mais emblemáticas da atual gestão municipal.
As obras integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e do Projua – Programa Juazeiro Avança, um investimento de R$ 35 milhões, voltado à valorização urbana, turística e social de Juazeiro. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), foi autorizada a executar a intervenção, que será realizada em convênio com a Prefeitura de Juazeiro.
Em visita a Juazeiro na semana passada, o governador Jerônimo Rodrigues reforçou a importância da atuação conjunta entre Estado e Município para a realização de obras estruturantes. “Juazeiro é uma cidade estratégica para a Bahia, e a Orla é um patrimônio que precisava ser valorizado. Essa obra fortalece o turismo, movimenta a economia e melhora a vida das pessoas. É uma parceria que gera resultados concretos para o povo”, declarou o governador.
A proposta é transformar completamente a Orla, com modernização da infraestrutura, melhoria da iluminação pública, qualificação do paisagismo e criação de novos espaços de convivência. O projeto inclui passeios acessíveis, ciclovias e ambientes voltados à prática de atividades físicas, culturais e de lazer, tornando a área mais segura, inclusiva e atrativa para moradores e turistas.
A obra atende a uma reivindicação antiga da população e é considerada um marco para a cidade, que há anos aguardava uma intervenção estruturante nesse importante cartão-postal, que tem como protagonista o Rio São Francisco.
O processo licitatório será realizado na modalidade de contratação semi-integrada e prevê a contratação de empresa de engenharia responsável pela execução da obra, incluindo a elaboração dos projetos executivos de arquitetura e dos projetos complementares de engenharia. A medida garante mais eficiência, planejamento e qualidade na entrega de um dos maiores investimentos já realizados em um espaço público de Juazeiro.






