A bicentenária Polícia Militar da Bahia atingiu uma conquista histórica: a primeira mulher a integrar o posto de coronel, o mais alto da corporação. A promoção da coronel Ivana Teixeira Andrade, que integra o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (04/02), em decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Graduada em Odontologia pela UFBA, com especialização em Dentística, e formada no Curso de Comando e Estado Maior (CCEM), pré-requisito para assumir o mais alto posto da PMBA, a coronel Ivana tem uma trajetória de 32 anos na PMBA que une a precisão da saúde com a exatidão da estratégia militar. Ao longo da carreira, a policial que tem 56 anos, foi reconhecida com a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação.
“Antes de tudo quero dizer que eu sou fã de todas as minhas colegas policiais militares e que eu as admiro profundamente. Nós temos uma vida muito cheia de atividades, porque nós somos esposas, mães, filhas, e quando a gente volta para casa, a gente tem que lidar com toda essa situação. Ai que está a grande dificuldade da mulher e também a força, porque eu acho que a mulher é resiliente e ela consegue lidar com tudo isso. Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero em breve que muitas mulheres estejam aqui.”, disse Ivana.






