O programa Edenevaldo Alves da Petrolina FM recebeu nesta segunda-feira, (26), Mitonho Vargas, diretor-presidente da AMTT; Marcos Passos que é Diretor Operacional de Trânsito e José Amilton da Fiscalização de Transportes para falar sobre o esquema de trânsito durante o Carnaval de Juazeiro 2026.
Entre os assuntos, como fica a passagem de trios durante o encerramento das apresentações dos artistas para não atrapalhar o trânsito para quem quer acessar para Petrolina (PE) pela rampa do Banco do Brasil.
Acesso à Ponte Presidente Dutra
Após o término das apresentações, os trios elétricos seguirão na contramão pela Avenida Santos Dumont até o Posto Pinheiro. Nesse momento, o acesso à rampa da Ponte Presidente Dutra ficará temporariamente interditado, com agentes da AMTT realizando a ordenação do tráfego.
De acordo com o Diretor Operacional de Trânsito, a saída do trio será normal como todos os anos. Os trios sairão das proximidades do shopping Águas Center seguindo até o Bar do M, na Orla I e fará a contramão pela esquina do Banco do Brasil.
“Os trios passarão desligados, uns cinco minutos de passagem, seguirá na contramão pela Santos Dumont até o posto Pinheiro, segue para estádio, em direção à Oscar Ribeiro, apenas dois trios voltarão para o seu percurso original para a apresentação de outros artistas, sendo assim não atrapalha o trânsito. Os batedores estarão orientando na hora que os trios passarem”, disse Marcos Passos.
Na Avenida Adolfo Viana, os carros não deverão estar estacionados a partir das 14h, exceto no primeiro dia, que será feita uma varredura a partir das 16h. O motorista poderá ser guinchado, já que a vis estará sinalizada com a proibição de estacionamento.
Interdições
As interdições começaram nas ruas Américo Alves, Fernandes da Cunha, Castro Alves e Colizeu, além da Avenida Carmela Dutra e Orla II. No Circuito Ivete Sangalo, que compreende a Avenida Adolfo Viana e a Orla I, durante os dias de festa haverá barreiras móveis nas ruas Oscar Ribeiro, Elisabete Safira, Coronel João Evangelista, Juvêncio Alves, Antônio Pedro, Henrique Rocha e na Praça São Tiago Maior, possibilitando o deslocamento eventual de ambulâncias e viaturas
Vias Alternativas
Com a passagem dos trios elétricos e as apresentações no Circuito Ivete Sangalo, a Avenida Adolfo Viana e a Orla I permanecerão interditadas. Os condutores que estiverem chegando de Petrolina (PE) e desejarem seguir para os bairros Cajueiro, Centenário e São Geraldo devem acessar a Avenida Raul Alves e, nas proximidades da Coelba, utilizar o pontilhão no sentido da feira livre. Em seguida, devem seguir pela Rua Ozelina Dias da Silva (Rua da SOTE), Avenida Ulisses Guimarães, sentido ginásio de esportes, e Avenida Flaviano Guimarães, dando continuidade ao trajeto. Para quem estiver nesses bairros e desejar se deslocar para Petrolina, o percurso deve ser feito no sentido oposto.
José Amilton detalhou onde serão os pontos de desembarque para motoristas de aplicativos, mototaxistas, taxistas e como funcionará o sistema “Corujão” para ônibus.
“O transporte coletivo contará com reforço do ônibus Corujão, com saídas do Terminal de Ônibus às 00h30, 01h30, 02h30 e 04h, atendendo diversos bairros da cidade. Táxis e Mototáxis ficarão em pontos estratégicos, localizados na Rua Góes Calmon e na Área Bancária, no Centro, além da Rua José Petitinga (Rua do Centro de Cultura João Gilberto , no bairro Santo Antônio. A AMTT orienta ainda que motoristas por aplicativo realizem embarque e desembarque (próximo às Americanas e perto dos Correios) a uma distância segura dos circuitos.
Mais de 800 homens reforçarão a segurança no carnaval, de acordo com Mitonho Vargas, diretor-presidente da AMTT.
“Teremos helicóptero, drones com apoios dos outros órgãos de segurança. “Estamos com toda a equipe da AMTT empenhada para garantir um Carnaval sem incidentes no trânsito. Para isso, solicitamos a colaboração e compreensão dos condutores, seguindo todas as orientações e evitando trafegar pelas vias próximas aos circuitos da folia”, concluiu.






