Em resposta ao incidente registrado no último fim de semana em Porto de Galinhas, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), promoveu uma reunião estratégica com os órgãos estaduais e municipais envolvidos para revisar, alinhar e fortalecer as ações de segurança e fiscalização no principal polo turístico do Ipojuca.
O encontro ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), no Recife, e foi conduzido pela secretária Executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti, reunindo representantes das polícias Civil e Militar e do Procon-PE, além de integrantes da Prefeitura do Ipojuca (Secretaria de Defesa Social, Secretaria Municipal de Controle Urbano e Meio Ambiente e da Guarda Municipal do município).
A iniciativa teve como objetivo implantar, de forma imediata, ações integradas de prevenção e combate a crimes e irregularidades praticadas no comércio e nos serviços que atuam na orla e no entorno da praia, abrangendo a atuação de barraqueiros, flanelinhas e ambulantes.
“As investigações seguem pela delegacia local, com apoio de equipe da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), que esteve na localidade coletando imagens e levando pessoas que estavam no local para prestarem depoimento. As investigações serão presididas pela Delegacia de Ipojuca, até que se chegue a autoria e as pessoas que tiverem participado dos fatos sejam indiciadas”, garantiu a delegada-geral adjunta da PCPE, Beatriz Leite.
O Procon-PE realiza fiscalizações e ações periódicas para monitorar a atuação dos comerciantes e coibir as práticas abusivas. “O consumidor precisa estar resguardado com todas as informações de forma clara e ostensiva. Os estabelecimentos que não se enquadram nas normas consumerista sofrerão as devidas penalidades administrativas”, explicou Liliane Amaral, gerente de fiscalização do Procon-PE.






