Empresa não fornece laudos e investigação termina sem esclarecer causas de intoxicação alimentar no Restaurante Universitário da Univasf 

Por meio de comunicado, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) informou que a investigação técnica sobre os casos de intoxicação alimentar no Restaurante Universitário, campus Juazeiro (BA), foi concluída, porém sem apresentar as causas do surto.

A empresa BR ALL Alimentação e Serviços LTDA. não entregou os laudos necessários para a apuração dos fatos. O que dificultou a constatação do problema.

O caso aconteceu em novembro, quando 142 estudantes almoçaram no restaurante universitário e depois apresentaram sintomas como náuseas, indisposição, diarreias e dores abdominais.

“A análise técnica concluiu que a empresa contratada, BR ALL Alimentação e Serviços LTDA., não cumpriu integralmente as determinações da fiscalização. A omissão de laudos de itens críticos do cardápio — como a “Isca de Frango Acebolada”, que já havia sido objeto de ressalvas quanto ao controle térmico no dia do evento — prejudicou severamente a rastreabilidade e a conclusão definitiva sobre o nexo causal do surto. Ficou evidenciado que a empresa falhou em fornecer os dados necessários para a plena elucidação dos fatos, configurando uma grave infração às obrigações de transparência e às ordens de gestão administrativa emitidas pela Universidade”, diz o comunicado.

A Univasf ressaltou que fez a sugestão formal de aplicação de sanções administrativas (multas e/ou outras penalidades), fundamentadas no descumprimento das determinações da fiscalização e nas irregularidades verificadas na execução do contrato, conforme a Lei nº 8.666/93.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui