Correios recorrem ao Judiciário e pendem mediação do TST em negociação com trabalhadores

A direção dos Correios acionou o Tribunal Superior do Trabalho ( TST) para que a corte faça uma mediação com os trabalhadores, que tentam reajuste salarial. O acordo coletivo de trabalho (ACT) vence em 15 de dezembro e não será renovado, diante da grave crise financeira pela qual passa a estatal. Isso corta uma série de benefícios dos empregados, como adicional de férias de 70% sobre os salários.

Representantes dos trabalhadores foram informados da decisão e marcaram assembleias no dia seguinte ao vencimento do acordo para decidirem sobre a paralisação da categoria.

A decisão de recorrer ao TST tem por objetivo evitar que o dissídio coletivo e uma paralisação se constatem, o que agravaria ainda mais a situação da empresa. Uma reunião mediada pelo TST já está marcada para esta quinta-feira (11).

Segundo interlocutores envolvidos nas discussões, qualquer reajuste salarial, neste momento, seria incompatível com o plano de reestruturação da empresa. A proposta é de reajuste zero.

Por outro lado, as entidades sindicais defendem não só a renovação do acordo coletivo fechado com a direção anterior, mas a reposição da inflação nos salários e benefícios como cesta básica, vale-refeição, além do adicional de 70% das férias, dentre outros. (Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui